banner_rol1
 topo   
.
.

o_topo_flash1

.

Seja Bem-Vindo! Campina Grande - Paraíba -     


Outras informações
sobre o funcionamento
da UCES e sua
atuação junto às Associações de Amigos de Bairro
através dos e-mails:

ucesnet@hotmail.com

presidente@ucescg.com.br


Telefones:

(83) 33410039
e 3342 0054

Rua Padre Ibiapina, 144, centro de
 Campina Grande

 

 
    
 
.

Notícias

 
Pesquisando o Movimento Comunitário em Campina Grande
 
O Movimento Comunitário é um desdobramento dos Movimentos Sociais onde sua característica predominante é a luta por melhorias sócio-políticas na cidade. Temos o indicativo que este movimento teve inicio na década de 1930 em São Paulo, influenciado por europeus que vieram para o Brasil com idéias socialistas, pautando-se na história européia de conquista de direitos. Chegou à cidade de Campina Grande por volta de 1950, através do serviço social prestado pela Irmã Ângela Beleza que coordenava as atividades assistenciais nos bairros carentes da cidade.

Este movimento foi objeto de nosso estudo, onde no período de um ano, pesquisamos o Movimento Comunitário de Campina Grande. Sob a égide do edital universal esta proposta origina-se na pesquisa de Iniciação Científica na cota 2008/2009 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), do CNPq, o Projeto teve o título: Experiência e memória do movimento comunitário em Campina Grande: a trajetória da União Campinense das Equipes Sociais – UCES (1990/2006) onde apresentamos considerações preliminares em setembro de 2009.

Desta forma, este trabalho vem a contribuir ao conhecimento acadêmico sobre a experiência dos populares da cidade de Campina Grande no fazer história do Movimento Comunitário e de forma geral dentro dos Movimentos Sociais da cidade. É necessário afirmar que diariamente nos chega novos documentos e informações, desta forma, este trabalho estará sempre em processo.

Objetivamos fazer uma discussão da trajetória do movimento comunitário em Campina Grande através da União Campinense das Equipes Sociais, que foi Criada em 1964, com ação efetiva no município de Campina Grande. A UCES, durante 45 anos tem voltado olhar para as comunidades onde coordena atividades junto aos organismos representativos, daí a sua importância, já que a instituição tem por finalidade discutir questões das comunidades, estabelecendo assim, dialogo constante com as SAB's- Sociedades de Amigos de Bairro.

Para tanto, trabalhamos no trato da memória de alguns integrantes da entidade estabelecendo assim a técnica da história oral, onde fizemos uma série de entrevistas que foram associadas a analises documentais. A pesquisa proporcionou o contato efetivo com os componentes da UCES como forma de
perceber a importância desta entidade no plano das políticas sociais do município.

Além da análise que empreendemos, tivemos a grande oportunidade de contribuir com os estudos acadêmicos relativos aos movimentos sociais de uma forma geral e, de forma ainda mais relevante, acabamos por bem lançando bases e apontamentos para uma história do movimento comunitário na cidade consistindo num outro olhar sobre sua trajetória e sua historicidade. Ela também apresenta um significado social para todos que fizeram e fazem o Movimento Comunitário na cidade se tornado importante para a compreensão da história de Campina Grande a partir da luta dos seus habitantes.

Fazemos, então, um convite para todos(as) aqueles(as) envolvidos, simpatizantes ou que queiram conhecer um pouco mais sobre a história deste movimento social que leia esta coluna que ora se inicia e que trará nas próximas edições, fragmentos, opiniões, entrevistas abordando esta interessante história.

Liélia Barbosa Oliveira
Mestranda em História (UFCG)

Thomas Bruno Oliveira
Professor de História da Paraíba

 
 
 

© Copyright 2008.     Campina Grande - Paraíba - Todos os Direitos reservados.     Voltar   Próxima      ^